6 Pontos para Implantar uma Universidade Corporativa On-Line


Quando a empresa aproxima-se pela primeira vez ao Ensino a Distância (EAD) as vezes começa pela resolução imediata de demandas pontuais de treinamento. Comissiona o desenvolvimento de cursos on-line para resolver aquela demanda e providencia o mínimo indispensável para divulgar e controlar estes cursos. Esta é uma aproximação que definimos “por produto”. Ou seja uma aproximação que visa resolver uma demanda pontual com o desenvolvimento de um produto de treinamento.


Esta aproximação pode funcionar em empresas de pequeno porte, mas para empresas de médio e grande porte seria muito limitante e fortemente votada ao insucesso.
Uma das principais problemáticas do EAD na empresa é que se baseia na completa adesão conceitual e metodológica do colaborador. Este deve querer aprender o argumento proposto e querer aprender com este método. Este aspecto motivacional é de fundamental importância e pode ser atendido apenas através de um processo definido e finalizado à motivação do colaborador no seu treinamento.Quando falamos de EAD corporativo precisamos pensar em uma aproximação mais estratégica como aquela “por processo”, onde implanta-se uma solução de sistema cujo escopo é uma reorganização do treinamento na empresa em função dos objetivos de negócios da mesma: a criação de uma Universidade Corporativa On-line (UCOL).
Ao invés de apenas desenvolver cursos para as exigências de treinamento contingentes, as empresas devem pensar em um processo gradual de engenharização do ensino a distância e aculturamento e motivação a esta nova metodologia de capacitação.

A implantação de uma Universidade Corporativa On-line tem como objetivo atender a inteira demanda de capacitação da empresa no que diz respeito ao uso e aplicação do ensino a distância.
Esta solução permite estudar a fundo as necessidades reais da empresa, a sua atual organização, os limites técnicos e culturais, as necessidades de capacitação, identificando como e de que forma o ensino a distância possa realmente ser um método de ensino eficaz e identificando o melhor caminho para implantação de um método de gestão do ensino eficiente.

Uma UCOL deve ser um sistema completo que permita administrar toda a demanda de treinamento a distância da empresa de forma organizada e com o máximo do aproveitamento possível. Um sistema que permita ministrar cursos colaborativos, que permita realizar atividades de cooperação didática, que permita valorizar e reter a experiência dos colaboradores, incentivando-os e motivando-os.
Imaginamos um sistema que seja em condição de unir ao aprendizado formal estabelecido e organizado, o valor do aprendizado informal, canalizando e valorizando a informação e a comunicação entre os colaboradores.
Um sistema que possa exaltar o reconhecimento profissional, despertar um forte sentimento de pertencimento e favorecer o estabelecimento de práticas de peer education que possam descentralizar as responsabilidades de produção de conteúdos de aprendizado.
Um sistema que permita um controle profundo das atividades, para consentir uma análise imediata das aplicações e dos resultados de campanhas de formação e informação.
A UCOL, é uma ferramenta não apenas dedicada ao EAD dos colaboradores, mas algo dedicado ao desenvolvimento profissional e humano dos mesmos e ao melhoramento das performance da empresa.
Não estamos apenas falando da criação de uma plataforma de difusão e controle do ensino a distância, mas da criação de um centro de comunicação, informação e treinamento que permita:
  •  maior engajamento dos colaboradores com a empresa,
  • maior aproveitamento das capacidades e potencialidades dos colaboradores,
  • capacitação mais atenta e eficaz,
  • comunicação mais eficaz,
  • informação imediata, eficaz e funcional ao cotidiano laboral de cada área,
  • motivação e adesão aos programas de treinamento,
  • distribuição de boas práticas,
  • controle pontual, dinâmico e imediato de todas as atividades.

A implantação de uma UCOL em uma corporação é uma das mais complexas atividades que possamos enfrentar no setor dos serviços. Estou me referindo às exigências de uma empresa que decide de confiar parte do “desenvolvimento profissional” dos seus funcionários ao e-Learning. 
Quando queremos enfrentar um projeto deste tipo è necessário entre outros:
  • Construir uma infra-estrutura tecnológica;
  • Definir processos organizativos;
  • Estabelecer metodologias didáticas;
  • Realizar conteúdos;
  • Mantiver o foco no desenvolvimento das competências;
  • Construir modelos blended de aprendizado;
  • Administrar a mudança.
Precisamos administrar muitas exigências, uma diferente da outra. Exigências de networking, de infra-estruturas hardware, de desenho software, de transmissão web, todas voltadas a satisfazer outras exigências de tipo metodológico e formativo que por sua vez são coligadas a mais exigências de tipo organizativo e processual.
Pessoas diferentes, competências diferentes, canais de comunicação diferentes para dirigir e afinar. É fácil sair de rumo e perder os objetivos sem algumas regras para seguir.

Durante minha experiência de mais de trinta anos no ensino a distancia corporativo e na aplicação direta dos meus conhecimentos e estudos na implantação de sistemas e-learning em grandes corporações, desenvolvi um método para implantação de uma UCOL em uma corporação baseado em seis pontos fixos:

  1. Os Objetivos: O que queremos construir? Esclarecer bem os objetivos da empresa alinhar os objetivos de business com os objetivos de treinamento.
  1. As pessoas certas: Quem o deve construir?: Esclarecer desde o começo os roles e as contribuições que a empresa deve ter para o desenvolvimento do projeto
  1. Conhecer os limites: O que podemos realmente construir?: Quais os nosso limites didáticos tecnológicos e organizacionais?
  1. Metodologias: Como podemos fazer isso?: Entender como tornar eficaz o sistema de e-Learning
  1. Organização: Como administrar isso?: Definir a organização destinada a administrar no tempo o sistema de e-Learning
  1. Motivação: Como envolver as pessoas?:  Estimular a participação

Cada um destes pontos leva a uma análise diferente e convergente verso o ponto final que é: a motivação do colaborador.

Apliquei este método com sucesso na construção da UCOL do BANCO CENTRAL DA ITÁLIA e na construção da UCOL do ESTADO DO VATICANO em Roma.

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