Terceirização da produção dos conteúdos on-line: Problema ou solução

Problematicas

Contratar uma fábrica de conteúdo on-line significa estabelecer uma parceria com uma empresa que vai valorizar os seus conteúdos e transforma-los em algo que mantenha eficácia didática melhorando eficiência logística e diminuindo os custos.
Por isso na contratação de uma empresa é importante verificar que a mesma domine com segurança as metodologias didáticas que garantem assimilação dos conteúdos, por parte do usuário final. Alem de conhecer a fundo as problemáticas de difusão cognitiva deste material, para prevenir uma série de problemáticas ligadas à aceitação de meios eletrônicos, isolamento, motivação ao treinamento, retenção do conteúdo no tempo.
Não estou falando em habilidade tecnológica, porque a totalidade das empresas que se candidatam a fábrica de conteúdos a tem. De fato a tecnologia deveria ser somente um fator habilitante da metodologia didática aplicada, mas ao contrario é muitas vezes o ponto de partida se não o único elemento que estas empresas possuem.
Muitas, nascem como empresas de desenvolvimento de software para web ou como agencias de marketing e publicidades, que aprenderam a dominar a tecnologia multimídia e certa metodologia de comunicação. Com isso se sentem também adequadas a desenvolver cursos on-line. No entanto ao fazer isso criam produtos visualmente muito cativantes, muito interativos, mas sem nenhum fundamento didático. Produtos que irão interessar muito o usuário final, sem ensinar nada.
Por isso é fundamental, que uma fabrica de conteúdo alem de demonstrar as suas capacidades de realização gráfica e multimídia, demonstre também as suas capacidades didáticas e criativas.

Uma fabrica ou mais?

Uma empresa de grande porte com um volume alto de cursos a serem administrados, deve prever a contratação de pelo menos três empresas que fabriquem conteúdos.
Isso vai garantir, não somente uma adequada cronologia de desenvolvimento, mas também uma competição saudável entre as contratadas que mantém alto o padrão de qualidade da produção.

Enquadramento jurídico da contratação de uma “fábrica de conteúdo” para a Empresa Pública
Ainda não existe um enquadramento jurídico adequado à contratação dos serviços de “fábrica de conteúdos on-line”. 
Este tipo de serviços mistura a elaboração de capital intelectual e a criatividade e habilidade didática com a elaboração software. Por este motivo, sendo o produto final um software, o enquadramento licitatório cai sempre na “Contratações de bens e serviços de informática e automação” mesmo se um curso on-line seja muito mais do que isso.
Muitas vezes, sendo o curso on-line equiparado a um simples software tenta-se aplicar a modalidade do pregão eletrônico.
Cabe salientar que o método do pregão eletrônico é completamente inadequado a esta exigência. De fato este método de compra insiste na competição baseada exclusivamente no preço em quanto a valorização de um curso depende de muitos fatores que não é possível canonizar em modelos pré-estabelecidos.

A realização de um curso é um trabalho artesanal, embora siga métodos e processos industriais. Imagine ter que comissionar a realização de um quadro, limitando o pintor a cotar a sua obra na base de tantas pinceladas, tantas cores, tanta superfície pintada, qualidade das cores, qualidade dos pinceis, etc. Tudo isso seria possível, mas como poderíamos descrever o talento artístico requerido pela nossa obra?
Assim como por um quadro, na realização de um curso têm muitas variáveis que podem ser definidas, mas a criatividade bem como a habilidade na aplicação das metodologias didáticas não é mensurável através de um pregão eletrônico.

Sendo o sucesso de um curso diretamente ligado a estes aspectos, é claro de como seja impossível contratar adequadamente a construção de um conteúdo exclusivamente através de um pregão eletrônico.
 Por enquanto, até que não seja implementada uma lei apropriada, a solução está na contratação deste tipo de serviço segundo a modalidade do processo licitatório de “melhor técnica e menor preço através de pregão presencial”. Conforme preconiza a Lei nº 8.666/93 artigo 45 parágrafo 4º e o Decreto 1.070/94 artigo 1º.

A escolha entre convite ou tomada de preço depende do valor da contratação, todavia no Artigo 23 parágrafo 4º  do Decreto acima se lê: “Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.”.

Esta modalidade, permite um cadastro prévio dos participantes, onde é possível analisar as reais capacidades e potencialidades do concorrente através de oportunas investigações, deixando a competição econômica subordinada de qualquer forma a uma paridade de condições técnicas.

O desenvolvimento autônomo dos conteúdos

Muitas empresas estão direcionando-se hoje ao desenvolvimento autônomo de conteúdos. O uso de ferramentas de desenvolvimento autoral podem muitas vezes resolver as exigências internas de produção de cursos on-line.
A produção autônoma e constante de conteúdos é muito importante para:
  • o payback dos investimentos em sistemas e metodologias de Ensino a Distância
  • a continuidade da oferta formativa 
  • a redução de custos
  • uma maior aderência dos argumentos à realidade da empresa
  • uma maior autonomia e simplicidade de manutenção
Sistemas como como Articulate, Captivate são bastante ricos de possibilidades de produção mesmo se requerem uma certa dose de conhecimentos técnicos para gestão das timelines, animações sincronizações etc. Já sistemas como ECHO são extremamente simples de usar e permitem que qualquer um, mesmo sem conhecimentos técnicos, consiga produzir um curso on-line a partir de uma simples apostila.
A partir de um documento pdf posso inserir vídeos, áudios, imagens, integrar websistes, incluir perguntas e exercícios. Ou seja transformar um documentos estático em um documento dinâmico e multimídia. Além disso a facilidade com a qual produzir e publicar videos no curso me permite de recorrer a um dos elementos melhores de formação on-line hoje. Posso criar vídeos com meu celular sobre procedimentos técnicos, posso gravar uma entrevista a um colega que conhece da matéria tratada, posso gravar sugestões de clientes e usar estes vídeos para passar conteúdos ou construir exercícios entre outras coisas.
Em fim ferramentas para isso não faltam.
O que é importante é sempre se assegurar de aplicar corretamente as metodologias de desenho instrucional para que o curso possa ser didaticamente válido.

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